Audi e Airbus criam serviço de mobilidade urbana em São Paulo

Audi e Airbus

Há um ano atrás Futuretransport revelou o conceito da Airbus para a mobilidade urbana do futuro, um misto de carro e drone chamado Pop.Up. E, no fantástico mundo futurista da Airbus, poderíamos fazer uma transição perfeita do carro ao carro voador sem se levantar do assento. (saiba mais).

 

O conceito girava em torno de um monocoque pequeno, Smart Car-sized (ou “cápsula de passageiros”, como Airbus o chama) que pode ser usado em vários modos de transporte. O sistema inteiro é alimentado por inteligência artificial e, segundo a Airbus, irá desenvolver uma “experiência de viagem sem costura”, evitando o congestionamento.

O design do Pop.Up é fruto de uma parceria da Airbus com a italiana Italdesign, que deu forma a carros de produção como o Volkswagen Golf original e dezenas de conceitos para BMW, Alfa Romeo e outros.

 

pop.up

 

Pois bem, enquanto o Pop.up não se torna realidade, a Airbus, em parceria com a Audi, resolveu desenvolver uma solução de mobilidade urbana mais “pé no chão” e de curto prazo.
A partir do segundo semestre, a Airbus – por meio de sua plataforma sob demanda de helicópteros Voom – fará parceria com a Audi para oferecer um serviço de transporte de ponta a ponta, começando em São Paulo e na Cidade do México. Essa parceria proporcionará transporte terrestre premium atendido por veículos da Audi e transporte de helicóptero por meio do serviço Airbus Voom, oferecendo aos clientes uma experiência de viagem direta e superconveniente.

“Essa importante parceria com a Audi aborda os desafios atuais e futuros da mobilidade urbana. Como um primeiro marco concreto na cooperação que estamos desenvolvendo, ofereceremos soluções de transporte multimodal para as cidades mais congestionadas do mundo”, afirma o CEO da Airbus, Tom Enders. “O mundo está se urbanizando rapidamente e a infraestrutura terrestre sozinha não pode atender às demandas de amanhã. O aumento do congestionamento está levando os sistemas de transporte das cidades ao limite, custando aos viajantes e municípios valiosos tempo e dinheiro. Adicionar o céu como uma terceira dimensão às redes de transporte urbano vai revolucionar a maneira como vivemos – e a Airbus está pronta para moldar e construir esse voo do futuro”.

“O Grupo Audi está empenhado em melhorar a mobilidade nas cidades, introduzindo ideias inteligentes e inovadoras. Para encontrar as melhores soluções para nossos clientes, mostramos em 2018 o primeiro sistema modular para a Urban Air Mobility junto com a Airbus e nossa subsidiária Italdesign”, afirma o CEO da Audi, Rupert Stadler. “Hoje, estamos indo para o próximo passo ao entrar em um serviço com a Airbus e a Voom para oferecer mobilidade premium aos clientes. Ao fazer isso, aprenderemos ainda mais como podemos garantir um transporte multimodal perfeito com os melhores parceiros para nossos clientes. Juntamente com a Airbus, desenvolveremos essa cooperação ainda mais.”

A Airbus já realizou testes bem-sucedidos em São Paulo com o serviço Voom, cujo objetivo é driblar o congestionamento ao tornar as viagens de helicóptero mais baratas e acessíveis. Desde março de 2018, o serviço também está disponível na Cidade do México.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta