Aptiv lança frota de veículos autônomos

Aptiv anuncia lançamento de uma frota de 30 veículos autônomos

A Aptiv PLC, anunciou o lançamento de uma frota de 30 veículos autônomos em Las Vegas em parceria com a rede Lyft, empresa americana de transporte que conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de aplicativo.

Produto do Grupo de Serviços e Mobilidade da Aptiv, esses veículos irão operar com a plataforma de direção autônoma totalmente integrada da companhia e estarão disponíveis para o público em parceria com a Lyft. Os passageiros poderão escolher se desejam um veículo autônomo ao selecionar destinos de alta demanda.

Essa parceria é um contrato plurianual e um passo claro para gerar receita para os negócios de direção autônoma da Aptiv. As empresas aproveitarão os recursos de serviços conectados da Aptiv e a experiência em serviços de veículos da Lyft para fornecer informações valiosas sobre operações e gerenciamento de frota autônoma.

A Aptiv, que nasceu da divisão da Delphi em duas empresas – a Delphi Technologies e a Delphi Automotive (agora Aptiv) –, foi criada com o foco em carros conectados e autônomos (veja matéria).

Na ocasião a empresa previa que o ano de 2018 marcaria o início dos sistemas de veículos autônomos para entregas comerciais bem como o uso compartilhado no transporte urbano de pessoas, os chamados “robotaxis”.

O uso comercial dos veículos autônomos era visto pela empresa como a porta de entrada do sistema, já que os operadores se sentem motivados a eliminar os custos com motoristas, além de estarem equipados para oferecer a tecnologia e ter capacidade de absorver os custos da autonomia, ainda alto para o consumidor final.

“Com a tecnologia de direção autônoma da Aptiv implantada em Las Vegas e acessível por meio do aplicativo Lyft, uma ampla gama de consumidores poderá compartilhar sua experiência com veículos autônomos em um ambiente urbano complexo”, disse Kevin Clark, presidente e CEO da Aptiv. “Mais importante ainda é o conhecimento e os dados resultantes disto, que nos permitirão refinar ainda mais nossas capacidades de direção autônoma e fortalecer nosso portfólio de soluções de segurança ativa líderes do setor”.

A combinação da tecnologia de direção autônoma da Aptiv e o app de transporte da Lyft é a expansão de uma parceria de sucesso lançada em Las Vegas durante a CES 2018, no começo do ano. Este piloto inicial forneceu ao público mais de 400 viagens autônomas e obteve uma classificação média de clientes de 4,99 de cinco estrelas. Como aconteceu durante a CES, os veículos serão operados por motoristas altamente treinados.

Os veículos autônomos da Aptiv da rede Lyft estão disponíveis para o público geral em Las Vegas a partir de hoje (03 de maio).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta