O aeroporto de Stuttgart está operando desde julho o primeiro Magirus Superdragon X8 da Alemanha. O veículo de 52 toneladas, com tração 8×8 e chassi com quatro eixos Iveco IM52X8, está equipado com um conjunto propulsor que se utiliza de dois motores Iveco Cursor e duas transmissões Allison totalmente automáticas 4500R.
Os dois motores, posicionados na traseira do veículo, tem certificação Euro 5 e fornecem 560 cv (412 kW) cada, perfazendo um notável total de 1.120 cv (824 kW). Essa potência é aproveitada ao máximo pelas duas transmissões Allison da Série 4000, assegurando ótima aceleração graças ao fator multiplicador do conversor de torque e às mudanças de marchas com máxima potência. Desta forma, a tecnologia Allison de Potência Contínua oferece altos níveis de torque e potência para as rodas motrizes ininterruptamente. O veículo pode atingir velocidade de 135 km/h e acelerar de 0 a 80 km/h em 25 segundos, o que o classifica entre os melhores do mercado e bem acima das exigências das normas internacionais.
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As transmissões Allison se mostraram imprescindíveis desde o início do processo de desenvolvimento do veículo, segundo a fabricante de componentes automotivos. Cada transmissão possui duas tomadas de força integradas para assegurar energia suficiente para o equipamento de combate a incêndio sem a necessidade de um divisor de energia dedicado. Esta solução simplifica a arquitetura do sistema e aumenta a confiabilidade ao reduzir o número de componentes. A segurança, durabilidade e confiabilidade também foram aumentadas com a integração do retardador, o que diminui as distâncias de parada do veículo e reduz o desgaste dos freios.
O Iveco Superdragon X8 conta com um tanque de água de 17.000 litros mais um tanque de 2.500 litros para espuma concentrada. Para a operação de extinção de incêndios, o veículo vem equipado com um canhão de teto, que tem capacidade de vazão de 6.000 litros/minuto e distância de alcance de até 90 metros, e um canhão frontal com um alcance de mais de 45 metros. O veículo tem essa capacidade de bombear em deslocamento graças à transmissão automática Allison e à eficiente bomba Magirus MPN 700, que é acionada pelo motor esquerdo e tem potência nominal de saída de 9.000 l/min a 10 bar. O corpo de bombeiros do aeroporto de Stuttgart opera 24 veículos especiais, incluindo alguns com 42 toneladas e 1.000 cv.
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