A 5G Automotive Association (5GAA), a BMW, a Ford e a PSA, em parceria com a Qualcomm e a Savari, fizeram a primeira demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X com veículos de vários fabricantes na Europa. O evento, realizado em Paris, incluiu também uma exibição da tecnologia envolvendo carros de passeio, motocicletas e a infraestrutura viária. O C-V2X é uma solução global de comunicação do veículo-com-tudo (V2X) para aprimorar a segurança viária, a direção autônoma e a fluidez no trânsito.
A apresentação mostrou os benefícios do C-V2X para evitar colisões usando a comunicação veículo-a-veículo (V2V) e a conectividade veículo-a-infraestrutura (V2I), integrando os sinais de trânsito e centros de gerenciamento de tráfego. A tecnologia usa comunicação direta em tempo real que não depende de cobertura de rede de celular e deverá estar pronta para operação comercial em 2020. Comparada a outras tecnologias V2X, a comunicação direta C-V2X tem desempenho superior, menor custo e compatibilidade com o 5G, o que a torna a solução preferencial para sistemas inteligentes de transporte cooperativos (C-ITS).
A exibição incluiu seis aplicações: luz de freio eletrônica de emergência, alerta de colisão em cruzamentos, alerta de risco de colisão em entroncamentos, alerta de veículo lento e alerta de veículo parado, fase e temporização de sinal/alerta de violação de sinal e alerta de usuário vulnerável na pista (pedestre). Além de carros de passeio da Ford, PSA e BMW, foram usadas scooters elétricas da BMW, todos equipados com tecnologia de comunicação direta C-V2X usando chip Qualcomm 9150 C-V2X. O software e aplicativo V2X, mais a infraestrutura viária, foram fornecidos pela Savari, líder do setor.
O C-V2X é apoiado globalmente por um amplo ecossistema automotivo, incluindo a organização 5GAA, que vem crescendo rapidamente. Com mais de 90 membros globais, a 5GAA reúne grandes montadoras e fornecedores, desenvolvedores de software, operadoras móveis, empresas de semicondutores, fornecedores de equipamentos de teste, fornecedores de telecomunicações, fornecedores de sinais de trânsito e operadores rodoviários.
Os modems de celular serão chaves para a implantação do C-V2X em veículos, suportando as funções de telemática, assistência de emergência, infotenimento e informações úteis de direção, trânsito e estacionamento. Como a comunicação direta C-V2X é integrada ao modem do celular, suas soluções devem ter um custo menor que as tecnologias concorrentes, além de taxas de adesão maiores. As validações de campo da nova tecnologia já estão em andamento na Alemanha, França, Coréia, China, Japão e Estados Unidos.
A C-V2X é atualmente a única tecnologia V2X baseada nas especificações globais 3GPP (Projeto de Parceria de 3ª Geração), projetada para evoluir de forma compatível com o 5G. O C-V2X tem dois modos de transmissão complementares:
- Comunicação direta, mostrada no evento com o uso de V2V e V2I; e
- Comunicação de rede V2N, que aproveita a conexão das operadoras móveis e oferece serviços baseados na nuvem, incluindo notificação automática de acidentes, alertas de perigo, condições do tempo, aviso de velocidade ideal para sinal verde, localização de vagas de estacionamento e operação remota de apoio à direção autônoma, entre outros.
“Esta demonstração se baseia na apresentação bem-sucedida de C-V2X que organizamos com a Audi, Ford e Qualcomm em Washington, em abril”, diz Christoph Voigt, presidente da 5GAA. “Estamos empolgados em testemunhar o crescimento dessa tecnologia que salva vidas e ver nossos parceiros trabalhando juntos para trazer o C-V2X para as ruas o mais rápido possível.”
“O BMW Group introduziu os primeiros exemplos de uso do C-ITS em 2013 com o BMW i3. Hoje, a maioria dos usos previstos do C-ITS já foram aplicados. Com a implementação do C-V2X, o BMW Group completa a última peça do quebra-cabeça, com um caminho prático para o C-ITS mostrar seus rápidos benefícios”, diz Christoph Grote, vice-presidente de eletrônica do BMW Group.
“Com sua capacidade de conectar veículos com segurança e evolução no 5G, o C-V2X está integrado à visão de transporte do futuro da Ford, em que todos os carros e a infraestrutura conversam entre si”, diz Thomas Lukaszewicz, gerente de direção autônoma da Ford Europa. “Estamos muito animados com os resultados dos primeiros testes na Europa e em outros lugares, reforçando nossa crença de que a comunicação direta C-V2X tem capacidade superior de comunicação V2X.”
“Estamos avançando na comunicação contínua entre os carros e o ambiente para melhorar a segurança nas estradas, assim como a segurança de nossos clientes”, diz Carla Gohin, vice-presidente de pesquisa e engenharia avançada da PSA. “Depois da primeira demonstração de comunicação direta C-V2X que fizemos na Europa com a Qualcomm Technologies em março passado, temos hoje o prazer de trabalhar com as principais empresas automotivas e de tecnologia para destacar que a interatividade do C-V2X é uma realidade”.
“Esta demonstração com várias montadoras é não só mais um marco na implantação do C-V2X, mas também reforça sua viabilidade comercial e compatibilidade global para uso em veículos conectados”, diz Enrico Salvatori, presidente da Qualcomm Europa, Oriente Médio e África. “Esperamos continuar a trabalhar ao lado de líderes do setor automotivo, como a 5GAA, o BMW Group, a Ford, o Groupe PSA e a Savari para ajudar a indústria automotiva a avançar para um futuro mais seguro e conectado.”
“Como uma das pioneiras em V2X, nossa empresa está extremamente satisfeita em continuar ajudando a dar um novo passo na revolução V2X, que ajudamos a iniciar em 2008”, diz Ravi Puvvala, CEO da Savari. “Durante o último ano e meio, a equipe da Savari trabalhou junto com engenheiros de C-V2X na parceria da 5GAA. A sequência de demonstrações cada vez mais impressionantes continua a convencer o mundo de que o C-V2X será implantado em breve em todo o mundo.”
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