13 de novembro de 2024

Marcopolo e Mercedes fornecem 342 novos ônibus para o sistema Transantiago

342 ônibus com motorização Euro 6 e encarroçados pela Marcopolo

As fabricantes de ônibus Marcopolo (carrocerias) e Mercedes-Benz (chassis), vão fornecer 342 novos ônibus para diferentes operadores do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Santiago do Chile, o Transantiago. As primeiras 150 unidades já foram fabricadas em Caxias do Sul (RS) e embarcadas para o Chile.

Segundo informações da Marcopolo, dos modelos Torino Low Entry Articulado e Torino Low Entry, esta é a primeira frota em operação na América Latina com a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos material particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.

De acordo com André Armaganijan, diretor do estratégia e negócios internacionais da Marcopolo, o fornecimento reforça a participação da fabricante brasileira no sistema Transantiago e demonstra a posição de vanguarda da empresa no desenvolvimento de produtos adequados à tecnologia Euro 6, utilizada nos mais avançados mercados no mundo. “As primeiras 150 unidades foram produzidas durante o mês de dezembro em nossa planta de Ana Rech e estão sendo embarcadas para o Chile”, destaca o executivo.

Os 342 novos ônibus foram adquiridos por três dos maiores operadores do sistema Transantiago: Metbus, STP Santiago e Redbus Urbano. Está é a primeira vez que a Marcopolo fornece para essas empresas e é resultado das ações da fabricante para estar cada vez mais próxima dos seus clientes, com o desenvolvimento e entrega de veículos adequados às suas aplicações.

Este é considerado um dos mais importantes negócios fechados pela Marcopolo no continente latino-americano e amplia a participação da marca no país vizinho. “O Chile foi, em 2018, o principal mercado exportador na América do Sul, com mais de 970 unidades. O novo fornecimento para o Transantiago vinha sendo negociado há meses e a equipe multifuncional criada especificamente para este projeto trabalhou para desenvolver dois modelos diferenciados que pudessem oferecer o máximo em segurança, conforto, robustez e eficiência”, enfatiza Rodrigo Pikussa, diretor do negócio ônibus da Marcopolo.

Os novos ônibus Torino Low Entry e Low Entry Articulado possuem transmissão automática e piso baixo, com grande capacidade para o transporte de passageiros, e contam com nova cabine que destaca a segurança e a ergonomia para os motoristas. Com novo desenho e comandos de fácil e rápido acesso, tornam a condução menos desgastante e mais confortável. Internamente, os veículos oferecem sistema de ar-condicionado, novos assentos estofados, tomadas USB, tubos e pega-mãos para os passageiros em aço inox, vidros colados e preparação para instalação de todos os equipamentos de gestão de frota utilizados no sistema Transantiago.

Transantiago

O sistema Transantiago foi idealizado em 2002, como forma de melhorar o transporte coletivo urbano na capital do país. O início de operação ocorreu em 2005 e, desde então, mais de seis mil ônibus já foram fornecidos às diversas empresas que atuam nas cerca de 380 linhas. Deste total, a Marcopolo tem relevante participação com o fornecimento de mais de 2.900 unidades dos modelos convencionais, articulados e micro-ônibus.

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